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Mitos e Verdades

Por incrível que pareça, tem gente que não liga o ar condicionado do carro "para não gastar o gás". Ou com medo do combustivel sair do tanque feito uma torneira aberta.

São mitos que rondam e esse item desconforto cada vez mais presentes nos veículos no Brasil.

Verdades

Ligar o ar provoca, sim, maior gasto de combustível nascidades. Porém, na estrada, andar com os vidros abertos a mais de 80 km/hinterfere na aerodinâmica do carro. Isso vai fazer que gaste mais com os vidrosabertos do que se estivesse com o ar ligado porque a entrada lateral de ventovai interferir no rendimento.

É recomendado ligar o ar condicionado do carro pelomenos uma vez por semana para circular o gás e o óleo. Faça isso por 10 minutospara garantir a lubrificação do sistema e evitar ressecamento das peças. Nãoesqueça, claro, de conferir o filtro de cabine para garantir que não entremimpurezas para o veículo.

Quando o carro está há muito tempo parado sob o solforte é bom abrir os vidros para circular o ar novo antes de fechar tudo eligar o ar condicionado. Caso contrário, a troca térmica vai demorar mais tempodentro do carro.

É indicado desligar o ar quando estiver chegando ao destinoe deixar somente a ventilação. Isso elimina a umidade na tubulação e evita aproliferação de fungos.

Carros que não saíram com ar de fábrica podem também teresse conforto. Porém, é preciso usar exatamente o mesmo sistema das montadoras,preferencialmente levá-lo a uma empresa especializada e com experiência noramo.

O Filtro de Cabine ou Filtro do Ar Condicionado, deveser trocado no mínimo 1 vez por ano, podendo ser trocado a cada 06 meses se ouso do Ar Condicionado for intenso e constante. A Higienização do ArCondicionado é tão importante quanto a troca do filtro, pois elimina todos osfungos causadores de odores.

Mitos

Ligar o ar condicionado não gasta o gás do sistema, nãose preocupe. Isso é uma das maiores bobagens sobre manutenção automotiva. Ogás, aliás, não precisa ser completado ou reposto se tudo estiver em dia. Elesó vazará em caso de defeito.

O gás do ar também não vicia nem fica velho, como vocêdeve ter escutado por aí. Se tudo estiver correto, pode durar toda a vida útildo carro.

O mesmo vale para o óleo do ar (sim, vai óleo no ar).Diferentemente do motor do carro, ele precisa ser trocado ou completado só emcaso de vazamento ou manutenção do sistema.

Em carros com ar automático (aquele digital que vocêregula a temperatura) a velocidade do ar não interfere na temperatura interna.Ou seja, se você deixou em 23 graus, o ambiente interno ficará em 23 graus navelocidade número 2 ou 3 do ventilador. A velocidade maior só fará com que oambiente interno chegue à temperatura indicada mais rapidamente. Depois, elemanterá a mesma.

Na cidade, o carro gasta em média de 10% a 20% mais como ar ligado do que se estivesse desligado. Não entre na conversa de que oconsumo cai pela metade.